Método Telecom apresenta estratégia para acelerar a transição rumo ao "Governo Agêntico" no Fórum Telebras Conecta
A Método Telecom, maior service provider de Cloud PBX do Brasil, apresentou durante o Fórum Telebras Conecta realizado em abril na cidade de Brasília, sua proposta para viabilizar a evolução do Estado brasileiro rumo ao modelo de Governo Agêntico. A iniciativa foca na transição definitiva dos tradicionais chatbots reativos para uma arquitetura de agentes inteligentes proativos, capazes de orquestrar serviços públicos complexos diretamente pelo WhatsApp.
Embora o conceito de Governo Agêntico venha ganhando força globalmente, a Método Telecom se posiciona como um parceiro estratégico para tornar essa visão uma realidade prática no Brasil. Com a validação da arrematação dos ativos de telefonia da Oi S/A*, a empresa poderá utilizar uma robusta infraestrutura nacional como o alicerce de segurança e resiliência necessário para sustentar essa nova camada de inteligência estatal.
A Viabilização do Modelo Agêntico - Através da plataforma Agenty Co, a Método demonstra como múltiplos agentes autônomos podem cooperar entre si para resolver as demandas do cidadão sem a necessidade de menus rígidos ou árvores de decisão limitadas. Na proposta da Método, o governo deixa de ser passivo e passa a atuar de forma preditiva, onde a IA compreende contextos e executa tarefas — como consultas, agendamentos e suporte ao cidadão — com foco em Privacy by Design e soberania de dados.
"O Brasil já avançou no Governo Digital, mas o próximo passo é o Governo Agêntico. Nosso papel é oferecer a infraestrutura e a inteligência para que os órgãos públicos possam realizar essa transição com segurança, garantindo que a tecnologia resulte em diálogo real e eficiência na ponta", afirma Anderson Pimenta, CEO da companhia.
Infraestrutura Nacional e Soberania
Com uma trajetória de 35 anos, a Método Telecom une a agilidade de uma empresa de tecnologia à solidez de uma operadora nacional que agora atinge 1.400 cidades. Essa capilaridade é o que permite à empresa garantir a continuidade de serviços de missão crítica, como as redes de emergência (190, 192 e 193), ao mesmo tempo avaliar a implementação de camadas de IA. Ao integrar a segurança da rede de Estado com o portfólio multimarca da Método, a companhia se consolida como o vetor necessário para que a modernização administrativa alcance todas as regiões do país, reduzindo custos e humanizando o atendimento público em larga escala.
Sobre a Método Telecom Fundada em 1991, a Método Telecom é referência em soluções de comunicação unificada e cloud. Com mais de 250 mil usuários em sua plataforma de Cloud PBX, a empresa integra tecnologias de ponta e infraestrutura para transformar a comunicação corporativa e pública no Brasil.
A conclusão da transação ainda está sujeita à aprovações regulatórias aplicáveis.
Líder em Cloud PBX no Brasil apresenta evolução da Inteligência Artificial no setor público e detalha como a IA proativa e agentes autônomos podem modernizar a gestão pública brasileira.
Fale com nosso Especialista
Você também pode se interessar por
Blog da Método Telecom





